Menu

Perfil Institucional

O Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço (nome fantasia: Hospital São Lourenço) é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos e de natureza filantrópica, situada no município de São Lourenco, região sul de Minas Gerais (microrregião do Circuito das Águas).

Breve histórico
Fundado em 12/02/1935 (portanto, completando 85 anos em 2020), o Hospital São Lourenço inicialmente funcionava apenas como Pronto Socorro, em um prédio adquirido no bairro São Lourenço Velho. A cidade de São Lourenço crescia e logo vislumbrou-se a necessidade de um espaço maior. Adquiriu-se, então, um terreno no bairro Nossa Senhora de Fátima (local atual), com área de 12.900 m² e, com a ajuda da população, iniciou-se a construção do novo Hospital. Em dezembro de 1962, ocorreu a definitiva mudança para a rua Ida Mascarenhas Lage, nº 310, onde se encontra até hoje (funcionando, de imediato, o Pronto Socorro, o Centro Cirúrgico, a Ala I, a Enfermaria e a Administração, produto do esforço e dedicação de seus Conselheiros).

A instituição
O Hospital São Lourenço foi declarado de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, respectivamente pelas Leis nos 174 (de 29/07/53), 3.608 (de 30/11/65) e 59.960 (de 09/01/67) – tornando-se, então, uma Entidade Filantrópica, sempre fiel à vontade e destinação de seus Constituidores.
É Hospital Referência: presta atendimento médico-hospitalar à comunidade de São Lourenço e de outros 23 municípios (população atendida: cerca de 250 mil habitantes).
O Hospital conta com um corpo clínico composto por cerca de 110 médicos e um corpo técnico-administrativo de, aproximadamente, 450 funcionários.

Atividades
Os serviços do Hospital são oferecidos através dos seguintes setores: Enfermaria, Particular/Convênios, Maternidade, Pediatria, Centro Cirúrgico, UTI Adulto, UTI Neonatal, Oncologia, Pronto Atendimento e Laboratório de Análises Clínicas – estando, atualmente, terceirizados os serviços de Radiologia e Hemodiálise.
O Hospital possui médicos em plantão ou sobreaviso em regime 24 horas, nas especialidades de Clínica Geral, Ginecologia-Obstetrícia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Ortopedia-Traumatologia, Intensivistas e Pediatras, que oferecem retaguarda para toda a região. Nosso plantão de Obstetrícia é credenciado como Unidade de Alto Risco (integrante da Rede Cegonha), garantindo atendimento às gestantes 24 horas por dia – diminuindo o índice de mortalidade e permitindo que os recém-nascidos da região possam ter segurança e acompanhamento médico especializado.
O Serviço de Ortopedia-Traumatologia do Hospital é o único da região que oferece plantão 24 horas, realizando várias cirurgias e procedimentos (antes só realizados em centros maiores, como Varginha, Itajubá, Alfenas ou Belo Horizonte).