Comissão de Residência Médica (Coreme)

Os Programas de Residência Médica do Hospital São Lourenço são um marco de excelência na formação de médicos especialistas, contribuindo significativamente para a qualidade da saúde na região sul de Minas Gerais.

Credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e coordenados pela Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital, nossos Programas oferecem uma formação estruturada e completa, em quatro especialidades:

Anestesiologia ● Cirurgia Geral ● Oftalmologia ● Ortopedia / Traumatologia

Contando com uma equipe de preceptores altamente qualificados e uma infraestrutura hospitalar de excelência, nossos programas aliam prática clínica, ensino teórico e pesquisa científica. A imersão dos residentes em um ambiente de alta complexidade e humanização garante uma experiência educacional diferenciada, que prepara os profissionais para enfrentar os desafios do exercício da medicina contemporânea.

O Hospital São Lourenço destaca-se como um centro de referência não apenas em assistência, mas também em educação e inovação. Nossos residentes têm acesso a um ambiente multidisciplinar, que incentiva o aprendizado contínuo, a troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades técnicas e humanísticas, sempre com foco no atendimento de qualidade aos pacientes.

As Residências Médicas nas áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Oftalmologia e Ortopedia / Traumatologia são essenciais na formação de profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios de cada especialidade. Reconhecendo a importância da formação de residentes, o Hospital São Lourenço compromete-se em assegurar a qualidade e a excelência no ensino médico, que terá um impacto direto no atendimento de saúde da população.

Estruturação do Projeto Pedagógico / Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão: cada Residência foi estruturada conforme os pilares de ensino, pesquisa e extensão, para atender às demandas de formação e ao perfil das especialidades.

Ensino: cada Programa oferece uma combinação de aulas teóricas, atividades práticas, simulações e treinamentos clínicos, adaptados a cada especialidade. ● Pesquisa: incentivar a participação em atividades de pesquisa, com foco em estudos clínicos e revisões literárias, que atendam ao interesse da comunidade científica e da saúde local. ● Extensão: promover atividades de extensão junto à comunidade, como mutirões de saúde e ações preventivas, de acordo com a especialidade.

Nas fotos:

– visita (em agosto/2024) do presidente da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM/MG), Dr. Antonio Fernandes Lages e da vistoriadora da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Dra. Tânia Maria Marcial, ao Hospital São Lourenço – para o credenciamento do Programa de Residência Médica da Instituição. Eles foram recebidos (em reuniões e visitas técnicas) por membros da Comissão de Residência Médica (Coreme) e da Diretoria Executiva/Administração do Hospital;

– reunião do Núcleo Pedagógico da Coreme.